segunda-feira, 20 de junho de 2016

Segunda Astrológica #2 - Arquétipo, Tríade Astrológica, Via positiva e Via negativa.


by Christian Spades

Seguindo a nossa série de esclarecimentos sobre conceitos básicos da astrologia nós temos os conceitos de arquétipo, tríade astrológica, via positiva e via negativa.
Aqui vamos falar deles de forma muito simplista, só para você não poder dizer que não sabe do que estão falando da próxima vez em que escutar esses termos.



Arquétipo:

Conceituando:

arquétipo
substantivo masculino
  1. 1.
    modelo ou padrão passível de ser reproduzido em simulacros ou objetos semelhantes.
  2. 2.
    p.ext. qualquer modelo, tipo, paradigma.

Sempre que falamos de signos para facilitar a compreensão, nos referimos a esses modelos, a esses padrões. É obvio que é muito difícil (embora seja possível) encontrar alguém que seja exatamente igual a descrição do perfil de comportamento de um signo, mas ele certamente vai ter vários traços de comportamento em comum.

Por exemplo o signo de áries: Todo Arietino (não, não é ariano) é explosivo, impulsivo, líder nato e bom esportista!

Pode ser que você arietino que está lendo isso nunca tenha pisado numa quadra de esportes na vida e morra de medo de falar em público. Mas você não é uma fraude! Você apenas não tem todos os traços de personalidade do arquétipo (do modelo) do que seria um Arietino típico.


Tríade Astrológica


Em astrologia, como a maioria de vocês deve saber, existe o mapa astral, que nada mais é do que um registro cartográfico, um mapa do céu quando você nasceu. Ele tem muitas informações mas as que sozinhas já podem significar alguma coisa são as que compõe essa chamada tríade: Signo Solar, Signo Lunar e Ascendente

Seu signo solar é aquele que você geralmente conta pras pessoas quando te perguntam. Se você nasceu em 05 de agosto, você é do signo de Leão. Esse aspecto está vinculado ao senso de identidade pessoal a forma como você se colocará como "sol" nas relações familiares.

O Seu signo Lunar (ou sua lua) está ligado as suas emoções, intuição, relação com a família e suas relações de uma forma geral.

E por fim o seu ascendente que tem intima relação com a forma física que vamos ter, nossa aparência e a nossa espontaneidade.

Algumas pessoas se sentem mais influenciadas pelo signo lunar por exemplo do que pelo solar (aquele que lemos no horóscopo do jornal) e passam a se definir por ele. 

Então temos as seguintes relações: Um indivíduo com sol em leão, lua em touro e ascendente em escorpião pode ser afetado pelas características dos três signos, não necessariamente na mesma proporção.


Via positiva e Via negativa


Então existe signo bom e signo ruim? 

Não é bem por aí. Todos os signos tem a chamada via positiva, onde estão exaltadas as virtudes relacionadas aquele arquétipo (a generosidade de leão, o diplomacia de libra, a liderança de áries) e tem também a chamada via negativa, onde estão exaltados os maus aspectos (a frieza de aquário, a sede de vingança de escorpião, a tendência a vícios de peixes).

O que interessa de fato é conhecer bem as vias positivas e negativas de cada signo da sua tríade para tentar identificá-las em você para poder tentar viabilizar os bons aspectos e trabalhar os maus.

Por hoje é só.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário